sexta-feira, 23 de abril de 2010

Suplementação de BCAA no Futebol.

A suplementação de BCAA (a sigla em inglês significa Branched Chain Amino Acid - aminoácidos de cadeia ramificada) constitui uma das melhores formas de inibir a fadiga central, estimular a síntese proteica e fortalecer o sistema imunológico.
Estes suplementos trazem em sua composição os aminoácidos leucina, valina e isoleucina (e dependendo do fabricante e da qualidade do produto alguns outros aminoácidos essenciais).
Alguns treinamentos (como os aeróbicos) e os jogos aumentam a degradação de gorduras, e para utilização destas no sistema metabólico o organismo necessita de uma proteína transportadora chamada de albumina.
O triptofano também é transportado pela albumina, mas quando muitas albuminas transportam gorduras não transportam triptofano, que fica livre. Este passa para o sistema nervoso central e é transformado em serotonina, um neurotransmisor que causa fadiga e sono. É bom para dormir, mas ruim para treinar.
A função dos BCAA é de impedir a entrada deste triptofano livre no sistema nervoso central, retardando a formação de serotonina e, consequentemente, a instauração da fadiga.
Além disso, os BCAA’s perfazem 35% da composição da musculatura esquelética, o que os torna bastante importantes já que estão em concentração significativa nos nossos músculos, sendo a Leucina em maior proporção em relação à Valina e a Isoleucina.
Durante a prática de exercícios intensos, os BCAA’s são os primeiros aminoácidos a serem degradados pelo músculo para a aquisição de energia. Nessa situação, os BCAA’s quando suplementados, podem promover a síntese protéica, o que evita o catabolismo e serve como substrato para a gliconeogênese.
Por fim, outro importante fator relacionado ao uso dos aminoácidos de cadeia ramificada, seria a sua relação com a melhoria do sistema imunológico.
Os exercícios prolongados causam relativa queda nas defesas do organismo, o que parece estar associado à diminuição das concentrações de glutamina na corrente sanguínea pós - exercício, e os BCAA's são substratos utilizados para a síntese de glutamina.
Enfim, a suplementação com aminoácidos de cadeia ramificada ajuda a melhorar a performance pois: promove ação anti-catabólica, retarda o aparecimento da fadiga central, poupa glicogênio muscular, fortalece o sistema imunológico, auxilia na hipertrofia muscular.

fontes:
http://renatoalvarenga.blogspot.com
BIESEK, Simone; ALVES, Letícia Azen; GUERRA, Isabela. Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte. Barueri, SP: Manole, 2005.
BACURAU, Reury Frank . Nutrição e Suplementação Esportiva. Guarulhos, SP: Phorte Editora, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog