domingo, 18 de abril de 2010

Resistência Especial - Anaeróbico Lático com bola

Para a maioria das modalidades desportivas, e em especial o futebol que é uma modalidade de caráter intermitente e acíclico, o desenvolvimento da resistência anaeróbia tem um significado muito importante. Tendo o metabolismo aeróbio como predominante, mas o anaeróbio como determinante, o futebolista necessita e muito que esta capacidade esteja bem treinada.

A capacidade anaeróbia bem treinada estabelece ao futebolista uma base funcional para o aperfeiçoamento de diversos aspectos, mas principalmente o deixará mais adaptado às ações e exigências do futebol e com uma maior tolerância à fadiga.

Em uma partida de futebol, pode-se perceber diversos tipos de deslocamento, realizados em vários tipos de intensidade, onde a melhor adaptação ao metabolismo exigido tornará o jogador mais eficiente dentro daquilo que dele se espera.

O metabolismo anaeróbio, sobretudo o glicolítico, tem importância ímpar dentro dessa análise, pois uma grande parte da atividade dos movimentos dos futebolistas está baseada na desintegração anaeróbia do glicogênio. Sabemos a importância da capacidade física velocidade em todos os esportes. Porém, de nada adiantará termos um atleta extremamente veloz no futebol que consiga dar apenas alguns sprints, sendo logo vencido pela fadiga e pela falta de adaptação às exigências específicas do esporte.

Com isso fica clara a importância do treinamento anaeróbio para o desempenho de jogadores de futebol, uma vez que a intensidade de trabalho destes atletas durante uma partida pode diminuir e até mesmo ser interrompida quando houver uma grande concentração de lactato. A sequência de figuras abaixo traz um dos muitos exemplos de exercicios fisico - técnicos que podem ser utilizados para o treinamento da resistência anaeróbica.


obs: Ressalto a importância da cautela com relação a este tipo de treinamento nas categorias de base em atletas com baixo nivel maturacional, pois a fosfofrutoquinase (enzima envolvida na glicólise anaeróbica) tem seu 'nível maturacional' ligado ao da criança, o que pode influenciar na eficiência do sistema de produção de lactato.

figura 1
figura 2
figura 3
figura 4
figura 5
figura 6
figura 7

Um comentário:

Arquivo do blog