terça-feira, 6 de abril de 2010

Primeiros Pensamentos

Das diversas atividades desportivas existentes, o futebol é uma das mais praticadas no mundo. Trazido ao Brasil pelos ingleses no final do século XIX e praticado inicialmente apenas pelas elites sociais, este esporte se transformou gradativamente numa das representações sociais[1] mais significativas do povo brasileiro. Com o passar do tempo, o Brasil se tornou o ‘país do futebol’, não somente pelo sucesso de suas seleções ou equipes no cenário internacional, mas sim, e principalmente, porque este esporte se tornou a atividade desportiva mais praticada no país, fazendo parte do cotidiano da população e permeando a própria história nacional.

O grau de desenvolvimento que a modalidade alcançou no Brasil transforma o sucesso nos gramados em sonho comum para muitos, e cria uma abundância de candidatos a craque.

Entendemos que no cenario atual do futebol, a ' associação' eficiente entre técnica e condicionamento fisico ganhou importância, sendo este ultimo aspecto fundamental para alcançar elevados niveis de desempenho.

No entanto, seria interessante refletir acerca desta tal 'associação' e lembrar da importância da qualidade do jogo.

As perguntas que ficam... como tornar o treinamento (e consequentemente o jogar!) ao mesmo tempo qualificado e competitivo? De que forma a preparação fisica pode contribuir para que a equipe alcance estes objetivos?

Segue o debate...





[1] Segundo J. Bruner (no livro Realidade Mental, Mundos Possiveis) se definem como a forma pela qual o senso comum de um determinado grupo social constroe determinada referência, fato ou situação presenciada ou conhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog